Páginas

julho 21, 2011

Componentes de uma Rede [1]

Uma típica redes de computadores é formada, além de computadores e cabos, por placa de redes, conectores, ferramentas, concentradores e softwares.
Um computador de uma rede, pode ser chamado dos seguintes nomes: host, nó, workstation (estação de trabalho) ou conforme o caso, servidor de rede. Mas de qualquer modo, precisará de uma placa de rede embutida na máquina. Ela é responsável pela comunicação dos computadores da rede. Atualmente, os micros já vem com essas placas, também conhecidas como NIC (Network Interface Card).
Os cabos se conectam dessas placas ao concentrador utilizando pequenos conectores. Sendo o RJ-45, utilizado por cabo tipo par trançado e o BNC por cabo tipo coaxial fino.
O concentrador, ou hub, é reponsável pela ligação dos computadores a uma rede. Suas funções são: de filtragem, reforço de sinais e direcionamento de tráfego de dados. Os hubs, são mais adequados para redes do tipo Lan. Se a distância for maior pode-se fazer o que chamamos de cascatamento - quando hubs são ligados entre si - para melhorar o desempenho da rede.
Já o switch veio para substituir o hub, pois distribui o sinal de forma mais uniforme. Porém, é um desperdício em redes de pequeno porte já que ele foi criado para a necessidade de empresas de médio e grande porte.
E os softwares, são aqueles de gerenciamento que já vem no seu SO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário