Páginas

julho 08, 2011

Tipologias e Topologias de Redes de Computadores

Segundo Andrews Tanenbaum, é considerado uma Redes de Computadores, quando "dois ou mais computadores conectados através de algum mecanismo de comunicação afim de compartilhar serviços, conexões e hardware".
As rede de computadores se classificam em Lans (redes privadas de tamanho restrito transmitido via cabo ou por hub com velocidade de 10 a 100 Mbps e possui uma baixa taxa de erros), Mans (uma versão ampliada da Lan; podendo ser pública ou privada; transportar dados, voz  vídeos) e Wans (cobrem áreas maiores geograficamente; possui uma estrutura complexa com um maior custo).
A topologia de redes mais utilizada é a tipo Estrela, que são diferentes nós da rede ligados por cabos diferentes à um único centralizador que pode ser tanto um hub como um switch. A vantagem dessa topologia é que um nó da rede danificado não prejudica o funcionamento dos outros e se em todos os nós houver algum problema, certamente o centralizador deverá ser verificado.
Já a topologia do tipo Barra, se possuir alguma falha no cabo que se conecta com os nós da rede, paralisará a rede inteira. Fora isso, a rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado. Porém o cabo é econômico, fácil de trabalhar e instalar, simples e relativamente confiável.
Na topologia Anel, todos os computadores acessam a rede igualmente e a sua performace não é impactado com o aumento  de usuários. Porém, a falha em um computador poderá afetar os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário